19/02/2015

19/02/2015

[Resenha] A revolução dos bichos - George Orwell

| |

Título: A Revolução dos bichos
Idioma: Português

Gênero: Literatura estrangeira 

Ano: 2006

Tipo de capa: Brochura 
Páginas: 152

Edição: 1
Autor: George Orwell

Formato: Médio 
Editora: Companhia das letras 








"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros."

Difícil não comparar, não pensar ou lembrar. Difícil mesmo diferenciar quem é porco, quem é humano. Trata de temas atemporais como a corrupção, traição, poder, ganância e principalmente a distorção da ideologia. Profundamente notável o sarcasmo de G. Orwell na apresentação de um sistema opressor.

Inconformados por serem apenas fonte de dinheiro para os seres humanos, os animais da Granja do Solar pertencente ao cruel Sr. Jones planejaram uma Revolução, pois não aguentavam ter seus recursos utilizados e ficarem sem ao menos o reconhecimento desejado. 

Com a decadência de Jones, os animais passaram a ter fome e em pouquíssimo tempo à Rebelião estourou, o patrão e sua esposa foram postos para fora da granja. Com a implantação de suas próprias leis, o Animalismo, um sistema semelhante ao socialismo, mas entre os animais. Neste sistema, os animais trabalham de maneira voluntaria, e os benefícios de seu trabalho são divididos igualmente.

Já era de se esperar que uma elite cruel assumisse o controle da sociedade. Com o poder tomado pelos que se julgam superiores e intelectuais, é onde os mais fracos são oprimidos em nome da ordem com o ideal de que o governo anterior era pior sendo que o atual era só um disfarce de democracia.

Esta fábula retrata de maneira simples e divertida assuntos sérios que passam despercebidos pela multidão que seguem para a alienação em massa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!