04/04/2017

04/04/2017

[Papo série/o] Os 13 porquês

| |



13 Reasons Why é a nova serie da Netflix lançada no ultimo dia 31 de março. Baseada no livro de Jay Asher, Os 13 porquês (em português) a série conta com 13 episódios na primeira temporada. 

Clay Jensen (Dylan Minnette) percebe que a escola inteira fala de Hannah Baker (Katherine Langford) por ela ter se suicidado recentemente. Uns zombam, outros estão realmente comovidos, mas Clay sente-se incomodado com tudo. O garoto chega em casa e ali tem um pacote o esperando. Ele abre e nele encontra um mapa e  7 fitas cassetes contendo gravações da Hannah, põe para tocar e ouve sobre o paradeiro da Hannah.




Ele sai pela cidade ouvindo as fitas e relembrando de momentos que ela narrada em estéreo. Hannah tentava se encaixar - o ensino médio é sempre um problema na vida de adolescentes - só a desprezavam. Todos que receberam a fita são um dos motivos da atitude em tirar sua vida.



A série, assim como o  livro, serve de alerta para falarmos tudo que sentimos, onde às vezes conseguimos aliviar o sofrimento de uma pessoa e ajudá-las com seu problemas. Imagino que seja tema de grande importância, que com essa produção da Netflix o cuidado seja redobrado, as ajudas ampliadas e mais jovens possam se sentir confortáveis em se abrir com quem está para ajudá-los. O suicídio é motivo de maior morte entre os jovens no mundo e é disso que essa série trata.



A trama é riquíssima, traz diversos jovens com diversos problemas diferentes, assédio sexual também é um forte tema em 13RW.

Como uma série pode nos atingir com seu conteúdo e nos fazer de inútil? Esperei até às 04h de sexta-feira, quando a série foi lançada na netflix, para acompanhar pois já havia lido o livro e gostado do que o mesmo abordava. Terminei a série somente agora, estou absorvendo de forma lenta o que aconteceu. O tema tratado não é fácil de ser discutido, achei uma série maçante por esse motivo mas que me cativou. Existem inúmeros porquês por ai, fazendo pessoas como Hannah sofrer a ponto de tirar a própria vida e de forma reflexiva cada episódio vem como uma lâmina deslizando por nossos pulsos, assim como fez com Hannah Baker. Estou esmagado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!