17/09/2015

17/09/2015

Resenha: A Esperança - Suzanne Collins.

| |

Título:  A esperança
Idioma: Português

Gênero: Literatura estrangeira / Ficção cientifica
Ano: 2011

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 421

Edição: 1
Autor: Suzanne Collins


Formato: Médio
Editora: Rocco




Após sobreviver duas vezes às arenas que foram projetadas para matá-la, Katniss Everdeen achava que seu fim estaria próximo, que não precisaria mais lutar. Porém não contava com a chegada dos rebeldes para recrutá-la como símbolo da revolução. Sua coragem nos jogos fez nascer à esperança em um povo disposto a ver-se livre de toda a opressão da Capital. Ela precisava assumir seu lugar como símbolo da rebeldia.

Eu vou ser o Tordo

A linguagem tornou-se mais complexa. Imaginei que a autora quis demonstrar o crescimento da personagem. Uma Katniss mais madura.
Collins aproximou mais a protagonista de Gale. Com Peeta capturado pela Capital, o parceiro de Katniss voltou a ser seu amigo. Com essa reaproximação notamos a diferença entre os homens que disputam seu amor. Peeta sabe lidar com palavras, um otimo porta-voz, atencioso e quer protegê-la. Já Gale (oh, Gale!)  é forte, bom para caça, que aceita as escolhas de Katniss.

É impossível ser o Tordo. Impossível completar até mesmo essa única sentença. Porque agora sei que tudo que disser recairá diretamente sobre Peeta. Resultará em tortura para ele.

Alguns dos tributos que ainda estavam vivos no momento em que a arena-relogio explodiu foram resgatados pelos rebeldes do distrito 13. Já outros como Peeta, Johanna, Annie e Enobaria foram capturados pela Capital e torturados até o momento que houve o resgate. Durante esse periodo, Peeta era posto no ar para transmitir mensagens a população e atingir os rebeldes, exclusivamente Katniss, cada vez mais arrasado. Tudo o que Katniss fazia era refletido em tortura para ele.

Após muitas - verdadeiramente muitas – perdas, os rebeldes chegam a Capital para a tomada do poder. E é ai que acontece uma coisa que me deixou perplexo. Não acreditei que Collins tenha feito isso, mas não vou contar.Outra coisa: a morte de Snow foi brochante, sério. Acho que não só eu, mas muitos leitores esperavam mais.

A trama é envolvente, mas o romance não me comoveu. Outro ponto que gostaria que melhorasse. Já o ponto positivo é a critica social estampada nele, com uma breve mensagem aos leitores.

Vou me despedir de vocês falando uma coisa que eu realmente acho. Era melhor ter morrido na arena.

21 comentários:

  1. Eu tenho um problema com essa trilogia e não é de hoje. Eu li Jogos Vorazes há 3 anos atrás, antes de lançar o filme e gostei. Mas não me senti mais ansiosa para ler, devido as resenhas do terceiro e ultimo livro, onde concluia a história. Infelizmente eu perdi o interesse pela história, mesmo querendo ler os dois que ainda me falta. Tomei cuidado ao ler sua resenha, por causa dos spoilers, mas entendo... Muita gente fala do final :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todos esses amigos que tenho, já sabia de muita coisa sobre esse terceiro livro, mas acho que não prestei muita atenção nas partes importantes enquanto eram ditas em spoiler e percebi na leitura. Fiquei frustado por tudo isso.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Apesar de adorar distopias, confesso que Jogos Vorazes não me chamam a atenção, eu não os li e não pretendo lê-los. o.o Sua resenha está ótima, gostei dos pontos que vc destacou e adorei ali quando disse "era melhor ter morrido na arena" - rs. Vou deixar a indicação passar.

    Beijo!
    Ana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a segunda distopia que leio, a primeira foi Divergente, que também não me agradou. Talvez eu queria que os livros beirem a perfeição, mas não pe o objetivo dos escritores. Agora me entenda. Katniss se voluntariou por sua irmã, para salvá-la. E Collins faz isso. Acabou com todas as minhas esperanças ali mesmo.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Confesso que sou invocada com essa série...
    Sou assim com algumas obras e autores... Sou assim com John Green, não quero nem conhecer...
    E isso é ruim... Acredito que se algum dia der uma chance poderei me surpreender, mas...

    Bjo
    Sucesso para seu blog
    escrevasuavida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também possuo problemas com vários escritores. Leio Green e depois me arrependo. Fui iludido pelo, talvez, mestre King. Verônica Roth foi muito iniciante em Divergente, e agora Collins me faz isso. Poxa <3
      Obrigado pela visita,

      Excluir
  4. Olá!
    Ainda não li essa série mas depois do seu comentário final vou deixar passar rsrs
    Acho que nesse caso vou para os filmes antes dos livros rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim AHAHA É difícil se dedicar a uma serie e acabar arrependido por isso. Os filmes te fará sofrer menos. Bem menos.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Eu amo a trilogia, mas sim esse livro na minha opinião foi o pior da trilogia, gostei da sua sinceridade. Estou ansiosa pelo filme, pois é bem melhor que o livro nesse caso.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor livro foi o segundo da trilogia, sem duvidas, Você não é a unica que aguarda ansiosa pelo filme. Eu também. Sofreremos na sala de cinema, todos os tributos.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Olha até hoje eu ainda não li o livro da série.
    Eu quero muito ler, mas tenho vários outros livros de série que também estão guardados e nada ainda, porque o tempo é muito curto e tenho vários avulsos para fazer a leitura ainda. Mas mesmo assim espero começar a ler assim que puder, até porque eu amo todos os meus livros que estão aqui e preciso ler cada um deles. Queria ler vários ao mesmo tempo, mas isso é impossivel hahahahaah

    Mas olha comentam muito bem sobre todos os livros da série, mas eu ainda não li nada e por isso não posso dizer muita coisa. Mas gostei do seu ponto de vista sobre o livro. Espero gostar...vamos ver....

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-voz-do-arqueiro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica: aprenda a se esquivar dos spoilers. Muita gente após ver o filme vai torrar sua paciência. Te juro.
      Também tenho uma filaaa para ler, mas as condições de tempo não me favorece em nada, Trabalho, estudo, família e tantas outras coisas me tiram do meu mundo paralelo. Infelizmente, Boa sorte pra você, estou torcendo para que consiga ler todos esses e os que entrarem em breve também.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Uma pena q vc n curtiu muito o romance :'(
    Eu amei esse livro, acho que foi um desfecho super foda para a trilogia <3
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O romance estava bom até a explosão da arena-relógio, depois foi decaindo. Foi ai que passei a torcer para Gale agarrar Katniss e tal, mas foi em vão.
      Embora você tenha gostado, esperei mais. HAHA
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  8. Jhonatan, morri com o final! A série, apesar do apelo social só me chamou a atenção depois que assisti ao primeiro filme. Mas sabe quando vc faz pesquisas e não sente aquela empolgação? Aconteceu! Tanto que não li os livros e nem assisti a esperança parte 2.
    Pela sua resenha ficou claro que algumas coisas que eu senti que me incomodariam estão presentes . E sua preferência pelo Gale é notável hahahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é bom ou péssimo deixar claro essa preferencia shausahsu. Por se tratar de uma distopia, imagino que finais felizes não servem pois não refletem o "obvio". Estou acostumado com outros tipos de finais, mas assim é novidade. Vou assistir a Esperança - O final para ver a adaptação. Mas esperava muito mais que isso
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Olá!
    Eu conheci esse livro por causa do filme. Só li os Jogos Vorazes. Amo os filmes, mas quando li o livro achei a história muito enfadonha por causa dos detalhes infinitos.
    Sua resenha está maravilhosa, mas não tenho vontade de ler esse livro. Estou ansiosa pelo lançamento do filme.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Já que não se interessou pelos livros, assista aos filmes. Ás vezes acontece comigo, prefiro assistir as adaptações pelo fato de não ter interesse nos livros. Também estou bem ansioso pelo lançamento, não vejo a hora.
      Obrigado pela visita. Abraços!

      Excluir
  10. Oii,
    Acho que esse livro é minha maior decepção literária de todas kk odiei o livro porque fiquei muito decepcionada com o rumo que a autora deu na história.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Você não é a unica. Imaginei um caminho oposto ao que Colins criou, assim como você. Gostaria de poder mudá-lo, mas não é possível. Veremos o que farão com o filme.
      Obrigado pela visita. Abraços!

      Excluir
  11. Realmente a crítica social é o ponto forte da trama,mas eu gostei do romance entre Peeta e Katniss,ele não é explosivo ou meloso,mas me convenceu..

    Deu saudade dessa trilogia,eu li faz muito tempo...

    bjsss


    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!