26/10/2015

26/10/2015

[Resenha] Quem é você, Alasca? - John Green.

| |
Título:  Quem é você, Alasca?
Idioma: Português

Gênero: Literatura estrangeira
Ano: 2013

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 239

Edição: 1
Autor: John Green

Formato: Médio 
Editora: WMF Martins Fontes 







Considero esse um livro difícil, não pela sua complexa escrita,  que não existe aqui, ou por outros fatos que transformam um livro em algo exaustivo.  É contraditório dizer, mas essa é uma história que vale mais pela inteligência e sinceridade, e, talvez, pela lição transmitida do que por sua trama em si. Também não apresenta os melhores, ou mais apaixonantes, personagens criados por John Green, acho que foi objetivo dele.

Miles Halter é um adolescente como todos os outros, sempre procurando algo para transformar sua mediocre vidinha em algo melhor. Vai a procura de o Grande Talvez em Culver Creek, uma escola interna de ensino médio. Todos os personagens de Green possuem uma característica especifica, uma coisa que geralmente os diferenciam dos demais criados por ele mesmo ou por qualquer outro autor. Augustus Waters com sua metáfora tragante. Hazel Grace sendo uma bomba. Margo fugindo de uma cidade de papel e tantos outros. Aqui Miles Halter coleciona ultimas palavras – isso faz parecer que ele deseja mais atenção.


Muita coisa o aguarda, inclusive Alasca Young. Uma garota inteligente, de espírito bacana, um tanto problemática e simplesmente sensual.  Se fossemos doutores, diagnosticaríamos Alasca com bipolaridade. Por quê? Bom, não vou tentar definir Alasca, até porque Green passou o livro inteiro para defini-la. Quer saber quem é ela? Leia “Quem é você, Alasca?”

Não podia confiar nela e já estava cansado de sua imprevisibilidade – fria num dia, meiga no outro; irresistivelmente sedutora num momento e insuportavelmente chata no outro [Pag. 77]

O livro é dividido em duas partes. Antes e depois. Possui como titulo dos capitulos, uma contagem regressiva para a primeira parte, e uma contagem sucessiva para a segunda. O que os separa é o grande acontecimento.

SPOILER ABAIXO! DESLIZE O CURSOR SOBRE A ÁREA ABAIXO SOMENTE SE VOCÊ ESTIVER DE ACORDO COM O RECEBIMENTO DO MESMO.


Conheço tantas ultimas palavras. Mas jamais saberei quais foram as dela” [Pag 147]
  
Não sei o que dizer ‘-‘ Bom, é muito melhor que ‘Cidades de papel’ e se compara, para mim, com ‘A culpa é das estrelas’. Estou emocionado. Rendeu varios quotes, deixarei meu favorito abaixo.  Ah, e entrou para os favoritos. Parabéns John Green! Miles encontrou o Grande Talvez dele com Alasca. Talvez ela o amava, talvez não.

Às vezes, não entendo você, eu disse. Ela nem mesmo olhou pra mim. Apenas sorriu para a tevê e disse: Você nunca me entende. Essa é a graça.



8 comentários:

  1. Oiee.

    Li apenas dois livros do Green e esse é um dos que quero ler. Sempre vejo opiniões diversas e isso acaba atraindo um pouco mais. Bom, espero me emocionar como vc

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Leia o quanto antes, e vá até o final. É bom sim.
      Abraços

      Excluir
  2. Olá!
    Do autor só li A Culpa é das Estrelas e já fiquei traumatizada tenho muito medo de ler esse.
    Li a pouco tempo tbm um spoiler dele, então estou esperando esquecer isso rsrs
    Adorei sua resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Achei ACEDE melhor do que todos os outros que já li dele ou de parcerias com ele. Ainda sonho em ler um que ele não estrague tanto. Obrigado
      Abraços.

      Excluir
  3. Ooi,
    Eu não gostei muito de Quem é Você Alaska principalmente pela trama, como você falou não tem muitos personagens incríveis e nem tão reais assim.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Isso é verdade, mas ele deixou outras qualidades na obra. Se você prestou atenção deu para perceber.
      Abraços

      Excluir
  4. Olá

    Eu não gosto muito dos livros desse autor,mas dos 3 livros que li dele, esse foi o que mais me agradou,adorei os quotes que você escolheu e gostei da sua resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Sobre o autor: ele precisa melhorar em alguns aspectos. Obrigado
      Abraços.

      Excluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!