09/05/2016

09/05/2016

[Resenha] Pseudonimo Mr. Queen - Loraine Pivatto

| |
Título:  Pseudônimo Mr. Queen
Idioma: Português

Gênero: Literatura nacional
Ano: 2015

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 404


Edição: 1
Autor: Loraine Pivatto


Formato: Médio 
Editora: (edição de divulgação)




Não leria o livro pela capa, mas existe aquele ditado... "não julgue o livro pela capa" e assim deve ser feito. Vamos à resenha.


Talvez uma distopia – há quem diga ser ficção científica, ou especulativa -  "Pseudônimo Mr. Queen" nos conduz ao final do mundo, como previa os maias. O 21° dia de dezembro de 2012, uma data significante, ali estava marcado o fim do mundo ou uma catástrofe universal, e ela aconteceu. Por coincidência era um dia de comemoração na empresa de Regina, onde descobriu a traição do marido com sua amiga, Vanessa. Por extrema dor, Regina saca uma arma da gaveta da escrivaninha e a dispara. Nesse momento tudo muda, pessoas somem e novas regras são postas em pratica.


O livro foi dividido em três fases, a primeira é vivenciada por Regina a personagem central, logo Larissa e, por conseguinte Vitória. Bom, esses personagens me confundiam por demais talvez por serem muitos, mas a ideia principal disso foi as três gerações. Larissa é filha de Regina e Vitória e neta de Regina, uma sobrevivente do recomeço do mundo.

A autora foi feliz com a brilhante ideia do livro, em narrar os acontecimentos em uma possível segunda chance levando em conta o calendário maia, mas tropeçou em alguns e poucos lugares.


Como foi dito, após a catástrofe onde milhares de pessoas morreram, algumas foram sobreviventes - dá para ser comparado ao arrebatamento, mas o livro não tem caráter religioso. Logo se formaram grupos onde eles estariam inseridos, não havendo desigualdade, problemas sociais ou doenças que atrapalhassem a vida. Através dos sonhos os sobreviventes desse novo plano recebiam informações necessárias. Viveriam duas vidas, a primeira até os 70 anos e a segunda dos 20 aos 100,  totalizando 150 anos.


Entendermos que no início do novo mundo, no final de 2012, todas as mudanças que ocorreram apontavam para um único caminho, que era pensar mais no coletivo e menos no individual. Com as novas regras, as pessoas passaram a ter direito ao mesmo tempo de vida e com a mesma qualidade.


O objetivo do livro foi demonstrar a ganância, egoísmo e ambição do homem. Em uma perfeita ordem cronológica vemos a mesma história ser tratada de geração em geração e o mistério ser revelado. O que para uma não fazia sentido por ora, para outra foi muito claro.


O traço principal – a pincelada mais acentuada – aborda um ponto frequente na nossa sociedade... a criação de celebridades mas que representam a parte mais cruel da humanidade e após tantas crueldades ainda sim ser referencia social.


Agradeço a Loraine Pivatto por me convidar a participar desse Book tour que organizou para divulgação e me apresentar seu trabalho que achei tão bacana. Foi uma experiência interessante. Ah, essa edição foi feita para divulgação, portanto não sei quando estará disponível para os demais leitores.

Essa foi a resenha de hoje, aguardo sua opinião nos comentários. O que acha sobre a história? Pretende ler?
Abraços 

14 comentários:

  1. Eu sou totalmente influenciável por uma capa bonita e esta não me chamaria a atenção numa livraria, confesso, mas pode ser que na hora do livro ir para uma editora, isto seja corrigido não é mesmo. Li o primeiro livro da autora e adorei, conheço o potencial da Loraine!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A respeito da capa penso o mesmo que você e concordo sobre o potencial da Loraine. É um ótimo livro.

      Excluir
  2. Eu leio muitos livros pela capa,mas concordo que isso não é requisito para uma boa história. Fiquei meio confusa com a resenha e com essas três personagens,mas acho que a leitura iria sanar minhas dúvidas, o que achei interessante são os aspectos humanos retratados nela, a trama parece ser cativante e reflexiva.

    Então,mesmo com a capa feia,leria esse livro.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode parecer pouco confuso, mas durante a leitura fica esclarecido. O livro é bem reflexivo sim, espero que tenha a oportunidade de ler.
      Abraço

      Excluir
  3. Oi Jhonatan.

    Eu gostei da sua resenha. Adoro admirar a capa primeiro antes de começar a leitura de um livro e quando ela não agrada muito, leio a sinopse. Confesso que este livro conseguiu me convencer foi pela sinopse porque não achei a capa bonita. Eu li ele no inicio do ano e achei a história bem interessante e original.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kenia.
      Há coisas que precisam ser corrigidas, mas neste livro só a capa nao me agradou tanto. Pode ser que mude conforme vontade do editor.

      Excluir
  4. Olá Jhonatan, tudo bem?
    Realmente a capa do livro não é chamativa, mas não ligo muito para capa e sim para o enredo. A história apresenta uma trama um pouco confusa, mas sua resenha me deixou curioso para ler. Parabéns pela resenha, muito bem escrita.

    Abraços,
    Luan - Carpe Diem Literário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Luan.
      É, a capa esta negativando a visão, né? Mas quando for possível espero que leia o livro.
      Abraço

      Excluir
  5. Olá, Jhonatan, parabéns pela resenha! Está muito boa!

    Com certeza eu não me interessaria pelo livro, julgando pela capa (!). Mas agora fiquei curioso, achei bem interessante!

    Gosto de histórias que alternam entre personagens, e a trama também me chamou bastante a atenção!

    Ademais, abração

    www.sintoniacult.com.br
    baudoarquimago.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner, fico muito grato por isso.
      Não tenho muita experiência com essa alternância, se me lembro só li dois nessa linha. Foi uma novidade e uma surpresa boa.
      Espero que possa ler.
      Abraços.

      Excluir
  6. Olá,
    Eu já ouvi muitos comentários positivos sobre esse livro e ainda não tive oportunidade de ler ainda. Apesar de alguns pontos negativos apostados, eu acredito que irei gostar bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora expandiu para que blogueiros interessados no livro possam ler e resenhar. ela criou um site e lá você pode deixar seus dados para ler em breve.
      www.lorainepivatto.com.br

      Excluir
  7. Oi amado!

    Gosto muito de livros que nos levam a uma crítica social e moral, mostrando o homem e humanidade e seus muitos defeitos e deficiências!

    Curti! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Fico contente que tenha gostado. Espero que possa ler futuramente.
      Abraços

      Excluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!