21/06/2016

21/06/2016

[Resenha] Minha metade silenciosa - Andrew Smith.

| |


Título:  Minha metade silenciosa
Idioma: Português

Gênero: Literatura estrangeira
Ano: 2014

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 304

Edição: 1
Autor: Andrew Smith

Formato: Médio 
Editora: Gutenberg





É surpreendente quando se está diante de um livro diferente, não dá para defini-lo com facilidade. Então entrei na história e aceitei viver como Stark, o Palitoso. E descobri que temos muitas coisas em comum, somos realmente parecidos.

Stark McClellan e um garoto um tanto ingênuo, por mais que não pareça levando em conta seu tamanho e idade. Possui suas duvidas a respeito da vida, talvez por tudo o que passara em sua casa.


Eu me perguntava se todo mundo tomava banho a três quando tinha pelos pubianos.


 Nasceu com uma deficiência, não possuía a orelha esquerda, posteriormente soube o nome daquilo, anotia. Isso fez dele um alvo fácil de bullying na escola e na própria casa. Seus pais o trata grosseiramente, agredindo-o verbal e fisicamente. Há horas que, após a surra, era mantido trancafiado em um quarto por tempo indeterminado. Palito em seus 13 anos de idade pensava que era normal o modo como era tratado e que todas as famílias faziam isso com seus filhos.

Stark, o Palito, pode confiar em seu irmão mais velho Bosten, que é um tanto rebelde e que também sofre com abusos paternos. Ambos são submissos a inúmeras regras, algumas tão banais como o modo que deveriam cortar o cabelo. Caso não obedecessem eram postos àqueles castigos que disse acima.


O que eu tinha na vida além de Bosten?


O personagem passa por momentos delicados com Emily Lohman, sua melhor amiga. Até então essas eram as únicas pessoas que faziam o menino sentir-se melhor do que podia.  Possuindo um olhar simples para tudo ela e uma das poucas pessoas que entende o menino. Palito amadurece quando passa um tempo na California com sua tia Dahlia e volta um tanto mudado. Ele não podia fazer mais aquele tipo de coisas que fazia com Emily, tudo teria um significado diferente a partir daquele momento.

E uma historia realmente comovente. Impossível não se emocionar com a narrativa do garoto. Notamos a falta de uma família verdadeira, isso fica claro. Que leitura especial! Andrew adiciona emocões em um ambiente realista, onde traz violência sexual, drogas, preconceitos e a falta de um lar. Vai incluindo também personagens positivos, quem mudam a trajetória de Palito e que da a ele o que anda buscando. Um pouco de amor.

O verdadeiro ápice da narrativa é o sumiço de Bosten após uma discussão com seu pai. Esse era o medo de Stark, ficar só.  Não poderia continuar sendo maltratado por aquele homem. Bosten era seu herói e sem ele não conseguiria viver. O amor fraternal é o carro-chefe do livro, nesse caso é muito melhor que qualquer romance poderia ter. A necessidade que um irmão tem pelo outro, o convívio e tudo o mais.

 É um livro maravilhoso. Talvez essa resenha não tenha tudo o que senti quando estava lendo, mas o livro está melhor. A escrita tem um toque especial, você TEM que lê-lo.

Essa é a resenha de hoje. Abraços

24 comentários:

  1. Oi, Jhonatan
    Todos falam que esse livro é comovente, e você só está confirmando isso. Sempre quis ler ele, e saber o porque de tantos elogios. Fico feliz que também tenha aproveitado a leitura e ainda gostado da escrita.
    Ótima dica.


    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente gostei muito. Espero que possa ler e amar também.
      Abraço

      Excluir
  2. Oi, não conhecia o livro, mas a premissa me tocou de um jeito especial, e fiquei louca para lê-lo, já que gosto muito de ler livros desse tipo, com essa pegada mais série e delicada. Amei a resenha. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tathy.
      Espero que se comova com Palito assim como eu.
      Boa leitura e grande abraço!

      Excluir
  3. Ooi
    Não conhecia este livro é nem o autor, mas só por sua resenha já fiquei com vontade de ler.
    Parece mesmo ser bem comovente. Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Ótima resenha!

    Beijoos
    wwww.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Catrine.
      O livro está incrível, eu me apaixonei. Espero que goste e se comova tanto quanto eu.
      Abraço

      Excluir
  4. olá, já ouvi muito falar desse autor, espero ler algo dele um dia. Adoreia resenha, pelo jeito que você falou a escrita nos toca mesmo, é difícil passar o quanto o livro foi importante para nós, mas suas palavras estão verdadeiras! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Gisele!
      O autor tem mais alguns best-sellers que pretendo ler. Espero que leia também.
      Abraços

      Excluir
  5. Eu li esse livro logo após o lançamento por recomendação de um autor amigo meu, e amei cada página. É um livro fantástico, perfeito. Realmente é bem difícil falar sobre ele, pois é tão bom que a gente acha que fica faltando algo e se falar muito pode virar spoiler. Amei o post e fico feliz que também tenha gostado da leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que me entende. Queria dizer tudo, mas seria extenso e como disse teria spoiler. Obrigado pelo elogio e volte sempre.
      Abraço

      Excluir
  6. O livro parece ser muito especial e intenso, o amor fraternal,e o sofrimento desses menino que só conheceu a dor. Acho que choraria muito ao ler esse livro.

    linda resenha...

    bjss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      É de se emocionar, não?
      Obrigado pela visita.
      Abraço

      Excluir
  7. Oi Jhonatan, tudo bem?
    Nossa, estou impressionada com o que esses pais faziam com os filhos. Não tem nem nome para tamanha crueldade, você cortou meu coração quando disse que ele pensava que todos os meninos eram tratados assim por seus pais. Com certeza um livro que vai me fazer derramar lágrimas e me marcar. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Cila.
      Li com o coração na mão, tenho certeza que irá se emocionar. Espero que possa ler logo.
      Abraço

      Excluir
  8. Fiquei muito interessada na premissa, parece ser uma leitura que prende, vou procurar o livro e poder entrar mais a fundo nessa historia.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado. Espero que possa ler em breve.
      Abraços

      Excluir
  9. Olá! Já vi o livro em alguns sites, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Pelo que você contou em sua resenha, o livro é bem forte e emocionante. Com certeza, derramarei muitas lágrimas durante a leitura. Parabéns pela resenha.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Milena.
      Espero que possa ler e viver na narrativa.
      Um abraço.

      Excluir
  10. Jhonatan, que deprimente, só de ler sua resenha fiquei triste que dirá o livro. =/
    Mas leria sim esse livro, a história trata-se de abuso infantil de diversas formas e como mãe me vejo até mesmo na imbricação de estar por dentro do assunto.
    Um terror pais que tratam seus filhos do jeito que você nos contou que os pais de Palito o tratavam e ao seu irmão, abominável.
    Mas apreciei muito sua resenha, de verdade.
    Beijos
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esse abuso todo contido no livro acontece com milhares de crianças. É uma forma de abrir nossos olhos e encarar esse problema de frente. Espero que possa ler sim e obrigado pela visita.
      Abraços

      Excluir
  11. Olá!
    O livro parece ter uma mensagem forte e eu mexe com o leitor. É ruim saber que crianças passam por isso e que são pessoas que deveria ama-las que as traumatizam. Eu gostei do livro e espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a leitura esse conteúdo todo fica martelando na cabeça, você verá. Boa leitura e obrigado pela vista.
      Abraços

      Excluir
  12. Olá!
    Gostei da sua resenha. Com simplicidade você nos trouxe detalhes bacanas da história e me fez refletir sobre algumas coisas da vida.
    Não sei se leria o livro hoje, mas acho que é uma leitura válida sim!

    Valeu pela dica! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Vanessa.
      Espero que leia, mesmo daqui a algum tempo, você irá se comover.
      Grande abraço!

      Excluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!