16/08/2016

16/08/2016

[Resenha] A garota no trem - Paula Hawkins

| |


Título:  A garota no trem
Idioma: Português

Gênero: Literatura estrangeira / thriller
Ano: 2015

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 378

Edição: 1
Autor: Paula Hawkins

Formato: Médio 
Editora: Record





Numa rotineira viagem matinal ao serviço, Rachel embarca no trem das 8h04 para Londres. O trepidar do trem faz parte de sua vida. Conhecendo cada centímetro do trilho, Rachel é capaz de apontar cada ponte, galpão, terrenos e a constante e observada casa de numero 15, em Witney. Normalmente o trem para em uma sinalização muito próxima dali, o que a permite observar os moradores daquela aconchegante casa.

Jess e Jason são o casal perfeito que Rachel observa todos os dias, ali a protagonista traça a vida de ambos, o tom de voz, o perfume e infinitos detalhes que raramente imaginamos.

Seu marido, Tom, a abandonara por não poder dar a ele o que queria, filhos. Foi viver com outra mulher que já se relacionava antes do divorcio e que pudesse lhe conceder esse desejo. Passou a morar com Anna na mesma casa que morava com Rach, na mesma cama que já dormiram juntos. A casa de Jess e Jason ficava no mesmo bairro que a de Anna e Tom.

Rachel se entregava a bebida e seus problemas com o alcoolismo se tornaram sérios, passou a morar na casa de uma amiga, Cathy, que em maior parte do tempo foi enganada por Rach. Essa é uma critica feita durante a narrativa, não a de Cathy estar somente cobrando Rachel pela bebida e não fazer o papel de uma amiga de verdade, mas a de que a bebida nos transforma ou de que é um reflexo de nosso interior.



Às vezes, me pego tentando me lembrar da ultima vez que tive contato físico de verdade com alguém, um abraço, um aperto de mão que seja, e sinto uma dor no coração.


Certo dia, em mais uma viagem ao trabalho, Rachel olha novamente para a casa do casal perfeito e vê ali outro homem. Posteriormente descobre que Megan – a esposa perfeita apelidada de Jess – havia desaparecido. A protagonista se vê entrelaçada nesse mistério e não sabe como proceder, não tem conhecimento do que deve fazer. Ela procura sua forma de ajudar.



Não, é porque acho que já faço parte desse mistério, que estou conectada a ele. Não sou mais só uma garota no trem. Indo e vindo sem motivo ou propósito.


O livro é narrado por três pessoas, Rachel, Anna e Megan e assim não nos permite se apegar com somente um ponto de vista. Temos três lados de uma mesma história e não sabemos qual é o verdadeiro. As vidas dessas três mulheres estão entrelaçadas de uma forma que só lendo para descobrir o motivo.

Essa leitura me fez refletir sobre meu dia-a-dia. Thriller assim me faz pensar demais. Estou me imaginando novamente dentro do trem às 5h26 – horário de costume para ir à faculdade – penso nas pessoas que vejo diariamente. Consigo entender esse “Q” de stalker que faz da Rachel uma pessoa estranha para muitos.

Dei cinco estrelas no Skoob para esse livro. Paula Hawkins ‘estourou’ em seu livro de estreia, devo aplaudi-la de pé. Sua adaptação cinematográfica está sendo feita pela DW e devo admitir que adorei a ideia.

Se você já leu ou gostou diga aqui nos comentários, irei gostar de ouvir sua opinião.
Abraços



12 comentários:

  1. Olá
    Ainda não li o livro, e estou bem curiosa, achei a Rachel uma personagem vem intrigante, e o 'mistério' da trama, deve ser bem interessante acompanhar o desenrolar da fantasia que Rachel criou apartir da observação da vida de Megan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Rachel é bem diferente mesmo, digna de a acharmos estranha. Você irá se surpreender, realmente.
      Espero que goste, abraços!

      Excluir
  2. Oi, ainda não li esse livro, mas sua resenha instigou a minha curiosidade,e achei a personagem da Raquel bem intrigante e com um ar de misterio e trama no livro, e deve ser interessante acompanhar como se desenvolve a historia. Dica anotada
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instigante e surpreendente. Vai chegando o final e você não sabe o que virá, não sabe o que poderá acontecer. É um livro bem arquitetado.

      Excluir
  3. Eu acho super interessante a questão dos gostos literários serem tão diferentes...
    Estava mais do que empolgada para ler esse livro e só via elogios como os da sua resenha, aí comecei a ler o livro e... desanimo total!
    Não consegui me prender a história e nem me interessar o suficiente a ponto de ir até o final da leitura, então passei ele para outra colunista do blog...
    Então acaba parecendo que a gente pegou dois livros diferentes ao invés do mesmo livro - e acho isso incrível, pois entendi os motivos para você gostar do livro ao ler sua resenha :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Lica!
      Li um bem popular - que logo postarei a resenha - mas foi uma das piores leituras que já fiz.
      Agradeço por ter vindo até aqui, espero sua volta.]
      Abraços

      Excluir
  4. Olá!
    Desde o lançamento do livro venho planejando ler e isso ainda não aconteceu. Sua resenha só me fez mais vontade e eu espero conseguir fazer isso antes de assistir o filme.
    Adorei a resenha.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por essas palavras, não imagina o quanto é gratificante ouvir isso ^^
      Espero que leia antes de lançarem o filme, pois sempre há aquele amigo dos spoilers. Obrigado pela visita e boa leitura.
      Abraços

      Excluir
  5. Hello, boa noite! Tudo bem?
    Eu ainda não li o livro, mas quero ler antes do lançamento do filme. Ficou muito boa a resenha, parabéns.
    Beijoos!
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju.
      Então corra para que não se perca nos spoilers, porque sempre há aquela pessoinha que fica falando né haha
      Espero que possa ler e se encantar também.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Ainda não tinha lido absolutamente nada sobre o livro, mas estava super curiosa pra ler só pela capa.
    Você não sabe o quanto eu me sinto grata por essa resenha. Eu simplesmente não fiquei tão interessada pela obra. Sei lá, não me chamou tanta a atenção. A história parece muito bem composta pelos elogios que você teceu, mas não acho que seria algo que me prenderia.
    Enfim, mesmo assim fico feliz em saber que a leitura te agradou.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo que disse e te entendo por nao se atrair pelo livro. Tem leitores com opiniões divididas também, mas só arriscando que dá pra saber o certo. Obrigado pela visita.
      Beijo!

      Excluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!