25/01/2017

25/01/2017

3 beneficios de ser um Leitor (Por May Sebata)

| |


Olá, leitores de todo os lugares desse Brasil. Como vocês estão? É um enorme prazer estar aqui e ter escrito meu primeiro post em um blog. Isso, graças a ajuda do meu amigo e parceiro Jhonatan Almeida (obrigada mais uma vez pela oportunidade). O conheci no ensino médio em uma escola da minha cidade (Mogi das Cruzes, SP) e descobrimos que nós dois somos leitores! Isso foi muito legal, já que a maioria na época não lia muito, não era uma “modinha”, digamos assim. E conhecer uma pessoa que tem os mesmos hobbies que você é sempre muito bacana.

Bom, quando comecei a ler, há uns 4 anos atrás, várias coisas aconteceram de bom comigo. Como meu primeiro post no blog, gostaria de escrever sobre minha experiência como leitora, e os benefícios que isso me trouxe. Você, leitor veterano, sabe que há muita coisa (LOL), mas citarei apenas três, para o post não ficar tão grande. Então, lá vai:



1 – A Leitura e Escrita Melhoram:

Quando lemos vários livros ao longo de nossa vida, vamos cada vez mais aperfeiçoando nossa língua, com palavras novas e a leitura melhora quase em 50%. Digo isso por mim mesma, que antes não lia tão bem em voz alta, e hoje isso mudou de uma forma considerável. Me sinto mais segura para fazer isso, e fora que aprendi algumas palavras sofisticadas da nossa língua, melhorando minha escrita de modo plausível. Não que eu seja #the best em Língua Portuguesa e saiba todas as regras gramaticais, longe disso. Mas, comparando de alguns anos para cá, percebi que melhorei muito nessa disciplina.



2- Criatividade:

Ao vermos um filme, nós estamos vendo uma imagem, analisando a arte, fotografia e atuação dos atores em cena. Em um livro isso é diferente! Imaginamos tudo! Desde a voz que as personagens têm, até o cenário em que ela se encontra em determinado momento da história. Usamos nosso conhecimento atual, seja de tempo ou espaço, e com base no que lemos, imaginamos um mundo totalmente diferente de nossa realidade! Isso é algo fantástico, não? E cada uma pode imaginar de maneiras diferentes o mesmo livro. Eu mesma pensava em um personagem de um determinado jeito, e um outro leitor o imaginava-o um pouco diferente em alguns aspectos. Mas o que vale, é usar a criatividade! Viajar e se encontrar dentro da história.



3- Conhecer Outras Pessoas Leitoras:

Quando lemos um livro, é chato não conhecer ninguém que o leu antes. Mas, um belo dia, você conhece uma pessoa que leu! Então o papo desenrola que é uma beleza! Um dia, conheci uma menina na festa de aniversário de uma amiga minha. Conversa vai, conversa vem, e descobri que ela era fã da série Fallen! Imagine só: conversamos por horas sobre a série! Parecia até que já nos conhecíamos! Ah, se quiserem, posso até fazer uma resenha do filme e falar do livro em relação ao filme. Que tal?



Isso tudo é apenas minha opinião. Não é a verdade absoluta do universo ou algo do gênero, mas é o que eu acho sobre minha experiência de leitora. Ler é algo fantástico! Adoro assitir filmes, séries e tudo mais. Mas um livro é mais atraente, pois me faz “voar” por aí, nesse universo cheio de palavras e personagens que conquistam nossos corações (o meu já ama tantos que até perdi as contas).

Leitores, esse foi o post! Espero que tenham gostado e se identificado com ele. Gostaria de escrever muitos outros ao longo desse ano. Mas, e você? O que achou? Por favor, deixe aí nos comentários sua opinião, mais benefícios de ser um leitor que esqueci ou que desconheço e suas críticas e sugestões.

Um grande abraço!



15 comentários:

  1. Adorei o post.
    Concordo com todos estes benefícios. Sou formada em Letras, então li muito durante toda a faculdade, e, apesar de já gostar de ler, passei a ser um fissurada em literatura. Com certeza conheci muitas palavras novas e fiquei com a leitura mais rápida (vê-se isto quando assisto a filmes legendados com outras pessoas que não conseguem acompanhar a leitura).
    Fiz muitos amigos também <3

    vicioseliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Carolina! Ler nos abre muito a mente. Abraços!

      Excluir
  2. Olá!
    Achei seu post muito interessante e tenho que concordar com ele. Realmente, a leitura é muito importante em vários aspectos e eu sempre gostei muito de ler!

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia desse post! Concordo com tudo, a leitura realmente beneficia muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Débora! Ler nos ajuda em muitas coisa. Abraços!

      Excluir
  4. Oiee Jhonatan ^^
    Lendo o título da postagem e a postagem em si, consegui pensar em vários outros benefícios. É coisa que não acaba mais, né? Como eu leio muito desde que me lembro (devia ter uns 4, 5 anos quando comecei) não consigo imaginar minha vida sem os livros :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ser um leitor é tudo de bom. Você conhece novas pessoas, você desenvolve o seu pensamento, se torna uma pessoa mais culta, tem mais criatividade e etc... São tantos benefícios que eu iria ficar aqui escrevendo para sempre. Por isso amo os meus livros e não pretendo parar de ler nunca.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei tudo o que disse, Suelen! Ler nos ajuda em muitas coisas mesmo. Abraços!

      Excluir
  6. Olá, adorei o post e concordo com cada coisa que você escreveu aqui...ler é td de bom!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!! A leitura ajuda muito, concordo com tudo! Já notei que melhorei bastante na escrita e na criatividade. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber disso, Fernanda! Abraços!

      Excluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!