28/03/2017

28/03/2017

[Resenha] O Ladrão de raios - Rick Riordan

| |

Título:  O ladrão de Raios
Idioma:  Português

Gênero: Mitologia greco-romana
Ano: 2014

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 387

Edição: 1
Autor: Rick Riordan

Formato: Médio 
Editora: Intrínseca

 




 

Aqui se inicia a série que transformou-me no leitor que hoje sou.
Percy Jackson é um garoto de apenas 12 anos que sempre passa por apuros - também por sua rebeldia - a cada escola que frequenta. Seu TDAH - transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - só o confunde e isso o torna vulnerável a chacotas dos demais alunos. As coisas estão saindo fora do comum na visão do garoto e após ser atacado por uma professora que virou um monstro, um ser mitológico,  em plena visita ao Metropolitan Museum of Art, o mesmo tem sua vida mais que bagunçada e a cada hora passa a receber informações que não consegue processar.

Sua mãe, Sally Jackson, que passa a ter ciência desses acontecimentos o guia juntamente com Grover Underwood, seu único amigo e deficiente físico que logo revelara ser seu protetor e mostrar possuir uma forma estranha para um garoto - um híbrido de bode e humano - o leva para o Acampamento Meio-Sangue. 

CALMA, NÃO É MUITA INFORMAÇÃO - AINDA - VAI LENDO.
Sally é capturada por um monstro às portas do acampamento e Percy em ato heroico se vinga do monstro e salva seu amigo. Ali Percy e todos os descendentes de pais divinais estariam em casa já que o acampamento fora criado nesse intuito, abrigar futuros heróis e os treiná-los.  Protegidos, não encontrariam tantos monstros e passariam a receber constantes treinamentos.

Após estar se adaptando aquele novo mundo onde os mitos saltam das páginas e são bem realísticos, Percy vai descobrindo a verdade de tudo. O garoto recebe uma missão e a seguir uma profecia que em apenas dez dias deveria salvar Olimpo, os deuses e a humanidade de uma grande guerra que seria causada pelo furto do raio mestre de Zeus, recaindo a culpa no pequeno Percy.

"Você irá para o oeste, e irá enfrentar o 
deus que se tornou desleal.
Irá encontrar o que foi roubado,
e o verá devolvido em segurança.
Será traido por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar sem salvar aquilo
que mais importa."   

O garoto é usado pelos deuses para satisfazer suas vontades, alguns ambiciosos, outros mais sensatos mas todos que passariam por Percy acrescentariam algo em sua mala de conhecimentos. Ali ele não desiste, não aceitara ter perdido sua mãe e busca seu tio, Hades, nos palácios do mundo inferior.  
 
Além da boa dose de humor, dos personagens embora com idade baixa serem inteligentes, o livro - o tio Rick, na verdade - critica os danos que nós humanos fazemos ao planeta, a poluição e demais depredações. Usa Grover, que se dedica a conquistar sua licença de buscador para encontrar o grande deus Pã (um ato memorável para os sátiros)

Nota para este livro não deve ser menos que a máxima, Riordan é o responsável por me trazer a literatura, anos atrás, e despertar grande paixão por essa arte. Assim como fez comigo, pôde e tenho certeza que fez com inúmeras crianças pelo mundo.

Minha vontade é resenhar, não ambiciosamente mas de forma leve, todos os livros da série já que é a minha favorita.  Conto com seu comentário aqui para saber o que achou.


 Autor

 Rick Riordan nasceu em 1964 nos Estados Unidos, em San Antonio, Texas, e hoje vive em Boston com a esposa e os dois filhos. Autor best-seller do The New York Times, premiado pela YALSA e pela American Library Association, por quinze anos ensinou inglês e história em escolas de São Francisco, e é a essa experiência que ele atribui sua habilidade em escrever para o público jovem. Além das séries Percy Jackson e os olimpianos e Os heróis do Olimpo, inspiradas na mitologia greco-romana, Riordan assina a bem-sucedida série As crônicas dos Kane, que visita deuses e mitos do Egito Antigo e Magnus Chase e os deuses de Asgard, que aborda o universo da mitologia nórdica.

10 comentários:

  1. Cara eu estou muito afim de começar a ler algo do Rick Riordan, mas quando eu penso na quantidade de livros me desanima kkk aí vem resenhas como a sua e me reanima, socorro kkkk amei sua resenha e estou louca para ler, parabéns adorei!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Rick tem várias séries e todas são de qualidade, qualquer que você começar a ler garanto que será uma aventura impar.

      Excluir
  2. Oi!
    Adorei sua resenha. Tenho o livro aqui em casa, mas ainda não li...

    É muito bacana quando nos identificamos com um autor e ele nos faz mudar nosso ponto de vista. No seu caso, o autor que lhe incentivou e deu gosto à leitura. Isso é muito bom! E esses autores acabam sempre sendo os nossos queridinhos hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Milena!
      Como são os primeiros a nos conquistar acabam se tornando especiais.

      Excluir
  3. Oie! O que me despertou minha paixão pelos livros também foi uma série, mas, apesar de Percy Jackson ser uma das primeiras que li, foi a Saga do Tigre que ganhou meu coração. Essa conversa de livros lançados há algum tempo me deu vontade de pegar todos e ler novamente. Lembro o quanto me diverti enquanto realizava leitura. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder reler faça como eu e aproveite. Ainda não pude ler a Saga do Tigre mas ainda tenho vontade. Muito obrigado!

      Excluir
  4. Faz uns quatro anos que enchi a paciência para ganhar o box da série e acredita que até hoje não li nenhum livro? Mas isso vai mudar em breve! /espero rsrsrs
    Adorei a resenha, dizem que o filme não tem nada a ver com o livro, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira? Meu Deus, não acredito Haha
      Os filmes não cumprem nem metade do livro, a adaptação é péssima em todos os sentidos então não sugiro que pule a leitura.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Olá, tudo bom?
    Essa série do Rick ganhou meu coração a alguns anos e olha que não curto muito aventura hein! rs Adorei as missões de Percy inseridas em meio a muita mitologia (que amo) rs
    Muito legal saber que foi essa série que te inseriu no mundo da leitura. Ela realmente merece nota máxima!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio Rick é magnífico em tudo o que escreve! Percy, com certeza, trouxe muitos jovens a conhecer e se apaixonar por mitologia e seguir adiante com os livros.

      Excluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!