02/05/2017

02/05/2017

[Resenha] A espada do verão - Rick Riordan

| |

Título:  A espada do Verão
Idioma:  Português

Gênero: infanto-juvenil / mitologia
 Ano: 2015

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 448

Edição: 1
Autor: Rick Riordan

Formato: Médio
Editora: Intrínseca






Consequentemente apaixonado, mais uma vez, por outra série do Riordan.

Este é o primeiro volume da série que ainda está sendo escrita e lançada gradativamente. Digamos ser um livro póstumo – você irá entender – pois Magnus Chase aos seus dezesseis anos de idade morre para ser reconhecido como herói. O garoto, morador das ruas de Boston, tem dois amigos com quem sempre conta auxilio: Hearth e Blitz.

Após morrer lutando com um gigante, Magnus é requerido e levado por uma Valquíria à Valhala, que na mitologia nórdica é o local onde os heróis que tiveram mortes merecedoras de reconhecimento eram reclamados para permanecer lá ate o Ragnarök, o fim do mundo para os nórdicos. Lá os guerreiros eram treinados para lutar no Ragnarök e não poderiam sair de lá sem permissão de Odin, o pai de todos.

Sua mãe mortal, Natalie Chase, fora morta por lobos enquanto Magnus ainda era pequeno e o mesmo não tinha detalhes de seu pai. Já em Valhala pode descobrir que seu pai era o deus Frey - deus da primavera e verão, da abundância e fertilidade – e receber uma profecia a se cumprir em poucos dias.

O bacana é que Riordan traz algum detalhe de suas demais séries escritas aqui. Não são complementares, mas se encontram em alguns pontos. Devo mencionar também as partes cômicas, ri bastante seja com os títulos dos capítulos, a ironia dos personagens, ou qualquer fato engraçado na narrativa.

As coisas se tornam sérias e Magnus precisa encarar o destino, o garoto contribuiria ali para o adiamento ou para atrasar o apocalipse, tudo dependeria de como ele ia se sair. O talvez herói Magnus porta a Espada do Verão, que já fora de seu pai, que tem a lamina mais afiada do mundo e consequentemente vira objeto de desejo de gigantes e inimigos dos deuses. Magnus por portar a espada molda o destino dos nove mundos. O clímax do livro é o aprisionamento do lobo Fenrir, que se preso adiaria o fim do mundo mas se solto, daria inicio ao Ragnarök, o garoto precisaria demonstrar coragem e enfrentar o temido Lobo.

Devo aplaudir mais uma vez meu autor xodozinho por transcrever isso de uma forma que nos divirta. Digo que com o Riordan nos aprendemos mitologia nos divertindo. 

O autor 

Rick Riordan nasceu em 1964 nos Estados Unidos, em San Antonio, Texas, e hoje vive em Boston com a esposa e os dois filhos. Autor best-seller do The New York Times, premiado pela YALSA e pela American Library Association, por quinze anos ensinou inglês e história em escolas de São Francisco, e é a essa experiência que ele atribui sua habilidade em escrever para o público jovem. Além das séries Percy Jackson e os olimpianos eOs heróis do Olimpo, inspiradas na mitologia greco-romana, Riordan assina a bem-sucedida série As crônicas dos Kane, que visita deuses e mitos do Egito Antigo e Magnus Chase e os deuses de Asgard, que aborda o universo da mitologia nórdica.

30 comentários:

  1. oi
    que bom que curtiu a leitura, confesso que esse não é meu livro preferido dele, mas quero comprar a continuação.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sigo lendo tudo o que for dele, sou apaiaxonado e gostei de verdade do livro.

      Excluir
  2. Olá!
    eu confesso que não tenho vontade de ler esses livros, mas acho muito bacana as histórias dele. Gosto de saber que ele nos apresenta outra cultura e sabe ligar os elementos que fiquem de forma harmonizar.
    Amei a sua resenha e estava bem escrita.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Su.
      Muito obrigado!
      Por mais que não tenha vontade de ler espero que um dia pegue algo do autor para ver como o mesmo escreve e entender minha admiração. Enquanto isso verá várias resenhas dos livros dele por aqui HAHA

      Excluir
  3. Oi,
    Eu adoro as história do autor Rick Riordan.
    Essa com certeza será mais uma a entrar na minha lista.
    Adorei sua resenha e me deu ainda mais vontade de ler o livro.
    abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter gostado e torço para que leia logo.

      Excluir
  4. Oie!
    Esse livro uniu duas coisas que eu gostaria de ter a chance de ler mais: histórias infantojuvenil e mitologia. Além de que a sua resenha me deixou muito curiosa pela leitura. Pena que ainda tá sendo lançada, eu sou curiosa demais e não aguento esperar hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo como é, mas não me controlei e li assim que chegou da entrega. Essa combinação que mencionou é um sucesso e tanto entre jovens e que admiro por demais.

      Excluir
  5. Tenho muita vontade em ler algo do Rick mais ainda não tive a oportunidade!!
    Confesso que não tenho lido muita fantasia ultimamente, mas me agrada essa abordagem de mitologias que o autor faz e a mitologia nórdica é algo que sou totalmente leiga e me deixou bem interessada!!
    Que capa linda *-*
    Espero mesmo conhecer em breve a escrita desse grande autor!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber quando ler, até mesmo resenha sua seria interessante de ler.

      Excluir
  6. Oi. Já conheço esse livro e acho a ideia dele muito boa, divertida e que cativa o leitor. Mitologia é sempre um assunto rico e ótimo de ser explorado. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! A boa abordagem do assunto torna o livro muito diferente do comum.

      Excluir
  7. Oieee, ainda não li nada do autor, apesar de já terem me recomendado essa série, já esta na minha listinha a um tempo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Infelizmente não curto os livros desse autor, já tentei realizar a leitura de um deles e não deu certo, por isso quando essa série lançou nem fui atrás para realizar a leitura dela, mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
  9. Oi Jhonatan.

    Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita de Rick. Eu tenho a coleção Percy Jackson e os olimpianos aqui em casa, mas ainda não tive oportunidade de lê-la. Coloquei o primeiro livro na meta de leitura deste ano para mudar essa situação. Se eu gostar vou adicionar este livro que você resenha no lista de desejados, pois eu gostei das informações que encontrei na sua resenha, além de ter uma capa maravilhosa. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se servir de ajuda para engregar na leitura saiba que li o primeiro de PJO em dois dias de tão bom que é. Espero muito que possa ler, Kenia.

      Excluir
  10. Oiee Jhonatan ^^
    Fui vítima do Rick várias vezes na série "Os heróis do Olimpo", esperando desesperadamente para os lançamentos das continuações e dando de cara com ele rindo da minha cara antes mesmo da história começar... Mas decidi que chega! Só vou ler essa série quando todos os livros forem lançados....haha' ainda assim eu sei que vou sofrer, porque adoro mitologia e adoro os personagens que o Rick cria :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofrerá muito, Dryh. Não tive como resistir e agora estou de mãos atadas HAHA

      Excluir
  11. Rick Riordan faz sucesso...menos comigo, sua histórias não me convencem mesmo adorando mitoligia, nem conhecia esse livro, mas ele não entra na lista.

    ResponderExcluir
  12. Jhonatan, o Rick é realmente demais, adoro os livros dele que são sempre super envolventes e acabei lendo os livros dele porque o meu sobrinho gostava e eu lhe dava os livros de presente e para debater com ele eu os lia também.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ter uma tia como você! Continue incentivando seus pequenos e não pare de ler esse autor pois é incrivelmente agradável. Obrigado pela visita.

      Excluir
  13. Oi!
    Ainda não li nenhuma obra do autor, mas estou bem ansiosa para conhecer a escrita dele. Gostei de saber que é um livro póstumo, achei bem diferente do que costumo ler. Dica anotada!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale levar em conta que é uma leitura rápida e divertida também. Espero que se divirta.

      Excluir
  14. Oi Jhonatan! Eu AMO Rick Riordan, mas parei a leitura dos livros dele no fim da série Os heróis do Olimpo. Eu gosto muito, mesmo gostando não consigo mais me prender tanto a uma serie juvenil como antes. É a idade chegando asuhaiushauihsuai Eu acho que todo jovem deveria ler Rick Riordan, não só pq é uma ótima leitura de entretenimento, mas tbm pq tem inúmeras lições sobre tudo nessa vida. Eu tenho A espada do verão mas não li, e nem sei se vou ler ahsahsiuahisuh mas defendo tio Rick com unhas e dentes e se ele vier pro Brasil, eu me taco pra onde for pra ve-lo. bjs
    Jo Scarreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos deveriam ler, sem exceções, sem estereótipos. Fico triste por não estar te prendendo tanto mas se resolver voltar a ler gostaria de saber. Grande abraço.

      Excluir
  15. Oi, Jhonatan!
    Eu adoro a escrita desse autor e principalmente a forma como ele inseri a mitologia dentro da trama. Os personagens são extremamente cativantes e nos conquistam rapidamente. Só li a série Percy e quero muito ler as outras!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Leia sim, no seu tempo mas não deixe de ler!

      Excluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!