10/10/2016

10/10/2016

[Resenha] Traços - Eduardo Cilto

| |
Título: Traços
Idioma: Português

Gênero: Nacional / Romance
Ano: 2016

Tipo de capa: Brochura
Páginas: 272

Edição: 1
Autor: Eduardo Cilto

Formato: Médio
Editora: Outro Planeta






Eduardo Cilto é um booktuber excelente e recentemente revelou ser um escritor estreante de mão cheia, embora somente o tempo lhe renda mais experiência e assim passará a tratar seus temas escolhidos na narrativa com mais propriedade. Sempre o acompanhei em seu canal - pelo menos desde a época da jaqueta verde - e sempre gostei do trabalho que ele vem fazendo. Sempre procurei resenhas de livros que quis ler no Perdido nos Livros, lá encontro conteúdo de primeira.

Em seu romance de estreia, Traços, Eduardo nos remete aos problemas da vida de um adolescente, em seu ultimo ano de ensino médio, sua família, amigos, aceitações e até mesmo percas. Matheus é seu protagonista nesse primeiro romance da carreira de escritor. Ele era um menino comum, apesar de seus problemas. Nunca soube se a lenda da paixão faz sorrir ou faz chorar – desculpem-me pela piada, não foi possível evitar - pois vivia numa constante zona de amizade, a famosa friendzone, por Beatriz, sua melhor amiga.

Ambos desfrutavam de problemas na adolescência, sem contar os problemas familiares, e não se agradavam muito disso. Certa hora Beatriz encara que a solução para seus problemas estaria na Capital de SP. Lá encontraria seu destino.

Vários contratempos aconteceram e pode-se dizer também que ótimas pessoas também passaram por eles. Assim como acontece conosco. Com o passar das paginas podemos ter mais conhecimento de quem é Matheus.
O ápice da narrativa – onde Beatriz quis ter chego – foi poder colaborar com a libertação do sequestro que sua referencia como pessoa estava submetido. Com a ajuda de Samantha, amiga de infância que Matt reencontrou nas fugas em São Paulo. Essa parte não ficou tão convincente, pois foi um pouco turbulenta, mas que deu a adrenalina para o encerramento do livro. Quem viu as noticias sobre Marina Joyce, a youtuber mantida refém pelo namorado, pôde entender um pouco do que quis expor neste parágrafo.

Pude abraçar o autor em dois momentos: o primeiro no lançamento do livro na Fnac da Avenida Paulista e o segundo foi durante um bate-papo bacana que ele deu lá na Bienal. Ambos os momentos tenho foto lá no Instagram (@https_joun) e sem contar que meu livro está duplamente autografado haha

Traços é um livro atual onde as referências do mundo juvenil se encontram nos fazendo refletir tanto sobre as escolhas que tomamos, nas nossas incertezas, problemas e também de quem nos cerca. Reflete as perdas e traz uma dose certeira de alma. Digo a alma do Edu, que veio em forma de palavras para nos emocionar.

É uma dica que estou dando e que tenho quase certeza que lhe renderá bons suspiros. Gostaria de falar muito mais porém ficaria extenso, então leia Traços e venha me contar.

Espero seu comentário abaixo. Abraços

2 comentários:

  1. ahh a tão temida friendzone rsrs
    eu adoro livros nacionais, são tão poucos bons ultimamente que eu quero achar logo tudo nacional e ver se presta, curti muito resenha, vai pra lista dos que tenho que ler.

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Carol.
    Realmente espero que possa ler, esse vale a pena. é comum ficar em duvida se lê o não um nacional, mas todos merecem uma chance.
    Abraços

    ResponderExcluir

Olá!

Agradecemos comentário. Ficamos contentes em tê-lo aqui no blog. Críticas são aceitas, mas qualquer xingamento ou comentários indevidos serão excluídos. Ok? Obrigado!